✅O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) vem a público demonstrar sua preocupação e alertar a quebra de ética na utilização de ferramentas de Inteligência artificial em substituição a um profissional, ao narrar textos em reportagens veiculadas recentemente por um veículo de comunicação em Roraima.
✅Nossa luta contra a pejotização e precarização da atividade jornalística é constante e presente. A utilização desse tipo de recurso, além de repercussão negativa demonstra falta de ética com os princípios do bom jornalismo e vão de encontro ao que defendemos. Vale destacar que o trabalho do jornalista vai muito além da narração de um texto, e é pautado no compromisso com todo o processo de apuração, produção, reportagem e veiculação.
✅Portanto, lutamos pela valorização irrestrita da atividade jornalística e não compactuamos com nenhuma prática que menospreze o conhecimento adquirido tanto na academia, como na atividades diárias das redações na defesa de um jornalismo pautado com ética e compromisso social .
Boa Vista-RR, 25 de novembro de 2025.