Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Utilidade Pública

ALE-RR aprova PDL que torna o Sinjoper entidade de utilidade pública

O reconhecimento ocorre 32 anos após a criação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima, fundado em 1991

Na última sessão ordinária do ano, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 121/2023, de autoria da Mesa Diretora. O PDL declara de utilidade pública o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper).

Em suas redes sociais, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Progressistas) disse que o reconhecimento ocorre após compromisso assumido com a diretoria do sindicato, em recente reunião, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela instituição sem fins lucrativos, principalmente na defesa dos direitos fundamentais, desde à sua fundação, em 13 de setembro de 1991.

 

“É uma honra ser um dos autores dessa iniciativa que reconhece e valoriza um sindicato combativo, que luta pelos direitos dos trabalhadores e que trava uma luta nacional de exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão, causa que eu também defendo”, escreveu Sampaio.

Ao comemorar a conquista, o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves, afirma que como entidade de utilidade pública, o sindicato estará apto a realizar diversas atividades a fim de captar recursos para manter o seu funcionamento e ajudar toda uma rede, não só de jornalistas, mas com ações pautadas para o social, como sorteios e loterias estaduais, por exemplo.

“Nosso sindicato não é somente uma instituição classista de luta, com uma luta em prol dos direitos trabalhistas, mas também defende uma pauta no sentido de movimento social. O sindicato precisa estar aberto a todas essas discussões, mas não esquecendo também do seu papel fundamental, que é fortalecer a sociedade e lutar, cada vez mais, para que ela seja sociedade mais justa e igualitária”, enfatiza.

Paulo Thadeu também destaca que, 32 anos de fundação, o nosso Sinjoper continua firme na defesa da democracia, da democratização na comunicação, pela liberdade de imprensa, e na luta pelos direitos humanos, em especial a pauta das crianças e adolescentes do Estado.

Para Paulo Thadeu, ao tornar o Sinjoper de utilidade pública estadual, a ALE-RR abre uma perspectiva muito importante para o sindicato que, a partir de agora, poderá propor parcerias com as instituições governamentais, tanto na esfera estadual, como municipal, no sentido de obter apoio, parcerias, celebrar convênios e propor emendas parlamentares, já a partir de 2024.

 

 

“Hoje, o sindicato ainda não tem uma sede própria e agora nós poderemos propor aos deputados que possam destinar emendas no Orçamento de 2025 para a construção da Casa do Jornalista Roraimense, com o objetivo de abrigar não somente o Sinjoper, mas também propor uma série de espaços alternativos para os movimentos sociais e culturais que atuam, principalmente, nessa pauta da defesa dos direitos humanos”, afirma Paulo Thadeu, ao agradecer ao deputado Soldado Sampaio pela articulação junto aos demais parlamentares, que resultou na aprovação do PDL.

“Recebemos com bastante alegria, determinação e luta a aprovação dessa matéria em favor do Sinjoper, elevando o sindicato à categoria de utilidade pública do Estado de Roraima. Quem ganha é o jornalista, a imprensa e a sociedade roraimense”, afirma.