Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

CONANDA

FENAJ passa a integrar o colegiado do CONANDA

Leia mais

A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ tomou posse hoje à tarde, 16 de maio de 2023, em Brasília -DF, na vaga de suplência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, situado na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos. Esse conselho é um órgão colegiado de composição paritária integrado por conselheiros titulares e suplentes representantes do Poder Executivo e de entidades não governamentais, possuindo uma atuação em âmbito nacional e na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em dezembro do ano passado, a FENAJ disputou juntamente com outras 27 Organizações da sociedade civil a composição para o Conanda Biênio 2023/2024, não obtendo êxito. Em virtude da publicação no dia 06 de abril, o decreto n° 11.473 que altera o decreto n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, a Assembleia Geral do conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente aprovou no dia 20 de abril de 2022 que as organizações da sociedade civil eleitas para nova composição fossem reaproveitadas para adequar-se as 15 representações titulares e 15 suplentes .
Dessa forma, a FENAJ passa a integrar a partir desta data o colegiado do Conanda.
Para a presidente da Fenaj , jornalista Samira de Castro, a entrada da federação no colegiado do Conanda vai contribuir para o debate contra as fake news e o uso inadequada das redes sociais por crianças e adolescentes.
“Estamos no meio das lutas pela aprovação do PL 2630, de combate as fake news e pela aprovação da PEC 206/2012 que assegura a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalistas, demostrando nossa preocupação com a qualidade do conteúdo que é divulgado em todas as plataformas. A Fenaj irá de forma honrosa contribuí de forma mais incisa com a pauta em defesa dos direitos da criança e do adolescente em nosso país “, destacou.

Jornalista de Roraima é o novo Conselheiro Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Para representar a Fenaj junto ao colegiado do Conanda, a entidade indicou o nome do jornalista e professor: Paulo Thadeu Franco das Neves, atual presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima – Sinjoper.
O jornalista já foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente Cedcar, naquele estado, atuando ainda na secretaria estadual do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente Fórum DCA-RR, mecanismo que reúne organizações da sociedade civil. O novo Conselheiro do Conanda possui um histórico de atuação na pauta pela democratização da comunicação e mídia popular e na luta pelos direitos humanos, seja no protagonismo juvenil, no movimento estudantil, coletivo lgbtqia+ e povos indígenas.
” Nossa atuação é ajudar com o debate e mobilização, formando novos atores para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente – SGDCA em todo o país, articulando um maior envolvimento
dos colegas jornalistas nos temas “, disse Thadeu.