Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

FNDCA

FENAJ passa a integrar o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – FNDCA

Leia mais

A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ passa a integrar a partir de agora o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – FNDCA. A XXIII assembleia geral ordinária (AGO) promovida virtualmente na manhã deste sábado, 18 de março, pelo FNDCA, homologou de forma unânime a entrada da federação no colegiado nacional de entidades. Para a presidente da FENAJ, jornalista Samira de Castro, a pauta é prioridade absoluta pois diariamente é destaque na imprensa nacional apontando para a necessidade urgente de fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes no país.
“A morte de mais de 500 crianças Yanomami, a prostituição nos garimpos e nas rodovias federais, a violência e o abuso de sexual de ribeirinhos, quilombolas, indígenas, crianças, adolescentes e jovens da cidade e do campo precisa ser combatida veementemente. A FENAJ enquanto movimento social tem um papel importante para fortalecimento da rede nacional do FNDCA”, destacou Samira de Castro.

Os jornalistas Paulo Thadeu Franco das Neves e Érica Figueiredo, membros do conselho dos direitos da criança e do adolescente CEDCAR, integrantes do Fórum estadual e membros da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de Roraima – SINJOPER, representam a FENAJ no fórum nacional.
“Estaremos enquanto FENAJ organizando uma oficina on line com a participação de representantes dos sindicatos filiados para alinhamos as ações de atuação da federação no fórum nacional e no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente do país. Mais informações pelo whatsApp 95.99156-1353”, disse o jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves que participou da assembleia do FNDCA realizada virtualmente.

Na assembleia geral ordinária deste sábado, além da FENAJ , as organizações Coletivo Mães na Luta, FEBRAEDA e FENAPESTALOZZI, passam a integrar o fórum nacional.A plenária elegeu a nova composição do Secretariado Nacional para gestão 2023/2025, composta pelas seguintes organizações e seus representantes: Secretaria Nacional. OAB. Ricardo Melo, Secretaria Adjunta. Lar Fabiano de Cristo. Norma Carvalho, Secretaria de Finanças. Inspetoria São João Bosco – Salesianos. Elaine Itacarambi, Secretaria de Articulação. Conselho Federal de Psicologia. Ana Luiza Castro, Suplentes: Vicente Falchetto (Maristas), Marco Antônio Soares (CNTE), Conselho Fiscal , FENAPAES – Marcia Carvalho, FENATIBREF – Sandra Barbosa, Pastoral do Menor – Sonia Amâncio , La Salle – Lucinei CECUP – Conceição Ferreira.

FNDCA – O objetivo do FNDCA, é manter constantemente a mobilização da sociedade civil na luta pela construção de uma sociedade que promova, proteja e garanta os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros como previsto no Artigo 227 da constituição federal e no estatuto da criança e do adolescente – ECA, com prioridade absoluta e acima de distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias, aberta à cooperação com entidades governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, para consecução de seus objetivos.