Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Plenária

Movimentos sociais instalam o Comitê pela democratização da Comunicação em Roraima

Leia mais

Em plenária aberta realizada na manhã de hoje, 11 de fevereiro de 2023, representantes dos movimentos sociais de Roraima se reuniram no Espaço Cultural Paricá e instalaram o Comitê Pela Democratização da Comunicação ligado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC. Na ocasião ainda foi formada a Secretaria Estadual do Comitê para o mandato de dois anos, composta pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima – Sinjoper, Seção Sindical dos Docentes da UFRR – Sesduf e do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores(as) Familiares de Boa Vista .
Para o Presidente do Sinjoper , jornalista Paulo Thadeu, a constituição do comitê integra o estado de Roraima numa rede de debates a nível nacional . “Na atual conjuntura é de suma importância a nossa mobilização e participação nesses fóruns nacionais pois assegura a nossa fala, trazendo assim a nossa realidade enquanto amazônida”, disse Thadeu.

 

O presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – ABRAÇO, Geremias dos Santos, também integrante do FNDC Nacional, participou da plenária de forma on line. Ele achou super importante a criação do Comitê no estado. “Cada local tem a sua particularidade e nos fóruns nacionais é importantes termos essa diversidade de propostas”.
Para a representação de Roraima junto a XXIV Plenária Nacional do FNDC, a ser realizada nos dias 03,04 e 05 de março em São Paulo – SP, foram eleitos os jornalistas Oiran Braga e Adriana Cruz, além da representação da Sesduf e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário – Sindjurr . As teses guia dos planos de ação do FNDC e análise de conjuntura foram lidas e debatidas pelos presentes. Novas propostas foram elaboradas e serão encaminhadas à secretaria nacional do FNDC.
As reuniões do Comitê serão realizadas sempre no último sábado de cada mês pela parte da manhã sempre abertas e com ampla divulgação de chamamento. Participaram da reunião de instalação do Comitê Pela Democratização da Comunicação em Roraima as seguintes organizações : Sinjoper, Sesduf, Sindjurr, Sinter, Espaço Cultural Paricá, Coletivo Resistir Produções, Sindicato dos Trabalhadores e agricultores(as) Familiar de Boa Vista, da Associação dos Servidores do Poder Legislativo – Assepol e do Instituto Cultural Amazom – ICAM.