O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima SINJOPER, repudia o ocorrido no último dia 1º de janeiro de 2025 – realização da posse e diplomação dos vereadores eleitos pelo Município de Boa Vista – nas dependências do Teatro Municipal, quando uma de nossas sindicalizadas foi tratada de forma “ríspida e grosseira” por um dos integrantes do cerimonial desta Casa Legislativa. A atitude não condiz com os princípios de democracia e o livre exercício da imprensa.
Aproveitamos e reforçamos junto a esta Casa Legislativa a necessidade de ter nos seus quadros, jornalistas graduados e com o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho.
Mesmo depois da dura decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009 – a nossa luta para reverter a questão é contínua e tem assegurado o apoio de instituições públicas como Câmara Municipais, Assembleias Legislativas e até mesmo de grande parte do Congresso Nacional. Somos mais de 100 mil jornalistas profissionais trabalhando no País, regulamentados e tendo cursado os quatro anos de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.
O nosso código de ética aprovado em Vitória – ES no dia 04 de agosto de 2007, em congresso realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, afirma em seu artigo 6º que – É dever do jornalista – nos incisos : IV – defender o livre exercício da profissão e V – valorizar, honrar e dignificar a profissão.
Diante disso, reafirmamos nosso total apoio ao livre exercício da profissão de jornalista, assim como ocupações de cargos de direção e funções na área de jornalismo em todas as esferas e instituições do poder municipal, estadual e da união, sejam preenchidas por esses profissionais regulamentados com diploma e registro profissional.
Boa Vista – RR, 03 de janeiro de 2025.
A DIRETORIA