Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Convocatória

Plenária de Organização da Luta pela PEC do Diploma e atualização da regulamentação profissional

Leia mais

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convoca os representantes dos 31 Sindicatos de Jornalistas fiados para Plenária Nacional de retomada da luta pela aprovação da PEC do Diploma e atualização da regulamentação profissional.

O encontro acontece na próxima terça-feira, 21 de março, às 19h30, em formato on-line, via Zoom. A orientação é que os sindicatos enviem pelo menos um representante para a atividade, que vai debater a campanha sobre o tema, as estratégias de mobilização e a organização de uma caravana a Brasília.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, já aprovada no Senado, torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão. O objetivo agora é aprovar a matéria na Câmara dos Deputados.

Reivindicação histórica do movimento sindical dos jornalistas, a PEC do Diploma corrige decisão equivocada e desastrosa do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 2009, atendendo ao clamor de setores empresariais, derrubou a exigência do curso superior para a atividade jornalística.

A aprovação da PEC na Câmara e a atualização do decreto lei que regulamenta a profissão fazem parte do projeto de reconstrução da atividade profissional de jornalistas. A partir da queda do diploma, a categoria sofreu grandes revezes, como a invasão do jornalismo por grupos organizados que promovem desinformação, atacam a democracia e as instituições democráticas, disseminam ódio e descredibilizam a profissão.

Confirmação de presenças na Plenária:
Celular/WhatsApp: (61) 99153-7008
E-mail: fenaj@fenaj.org.br

#Jornalismo #Jornalistas #PECdoDiploma #RegulamentaçãoProfissional