Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

  1. APRESENTAÇÃO DO EVENTO E SEUS OBJETIVOS:

O 1º Congresso Dos Jornalistas do Estado de Roraima aconteceu no dia 15 de setembro de 2022,  Sexta Feira, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais  da Universidade Federal de Roraima. O credenciamento ocorreu conforme estava previsto na programação das para às 8h às 9h.

 

O evento foi realizado em comemoração aos 31 anos do Sindicato dos Jornalistas de Roraima- SINJOPER, com o intuito de instigar reflexões e debates sobre a Amazônia, Direitos Humanos e provocar os profissionais locais na luta pelos seus direitos e segurança, visto o contexto sociopolítico do país, mas sobretudo no estado,  pois essa profissão vem aos poucos se tornando de risco, devido aos crescentes ataques, perseguições, ameaças, agressões e assassinatos.

 

Além de instigar os profissionais, o Congresso também teve como objetivo atingir os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima,que apesar da pouca adesão, tiveram uma participação muito importante nos debates e discussões, visto que, o cenário atual dessa profissão é um desafio e é muito importante que os acadêmicos estejam na luta pela valorização da categoria, além de promoverem pesquisas que ressaltam a importância da profissão para a sociedade brasileira que está em um crescente estado de alienação política e cultural, que a vem tornando cada vez mais preconceituosa, intolerante e violenta e uma das alternativas para amenizar essa situação é garantir e tentar tornar o acesso às informações mais democráticos e acessíveis.

 

Por isso trazer todas essas palestras, estatísticas e debates são imprescindíveis, pois proporcionar esses debates e reflexões, tornam o objetivo do evento mais evidente, de modo que foi produzido ideais de estratégias que garantem a esses profissionais todos os seus direitos e acatamento das suas reivindicações pelas autoridades locais.

 

  1. RESUMO DAS PALESTRAS E DEBATES:

 

O início do evento estava previsto para às 9h com a uma Abertura solene, no qual, incluía a Composição da Mesa, com Hino, e falas de saudações. Porém,  devido ao atraso de alguns membros da equipe organizadora, o evento começou às 09:59 tendo como composição da mesa o Jornalista e presidente do SINJOPER, Paulo Thadeu Franco das Neves; o professor da curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima, Tarcisio Silva Oliveira Filho;  o presidente do centro acadêmico do curso de jornalismo da UFRR, Cauã Plácido Peres; o senhor Eduardo Figueiredo e a jornalista convidada Cristina Serra.

Após a convocação da mesa, foi cantado o hino nacional, às 10h e a apresentação dos membros da mesa, às 10:11.  Cada um dos membros fez uma fala rápida sobre a importância da profissão na sociedade e reiterando sobre a necessidade de um congresso dessa magnitude no contexto sociopolítico que o Brasil vive atualmente e que o debate sobre formas de garantir a segurança, não apenas física, mas também financeira a esses profissionais é de uma urgência  fundamental para garantir à população o acesso à informação.

Às 10:14 Paulo Thadeu explicou aos participantes como funcionaria o fluxo de palestras, devido a ausência de alguns convidados e palestrantes, além de explicar como seriam feitas as perguntas e ressaltou a programação.

Às 10: 23 se deu início a  Palestra: “A ideia de civilização nas imagens da Amazônia” com o professor Doutor Maurício Zouein da Universidade Federal de Roraima, do curso de Comunicação Social e Pós Graduação em Comunicação da UFRR, que falou sobre o processo de alienação social através das imagens, destacando que  a relação das fotografias produzidas na Amazônia brasileira revela um processo de civilização não se interessava sobre a comunidades indígenas locais, mas que ressalta apenas a pobreza e enfatiza os preconceitos que ajudou a perpetuar a marginalização dos povos indígenas da amazônia.

Após a primeira palestra foram feitos os depoimentos na seguinte ordem: Angelo Madson Tupinambá do Instituto Idade Mídia que fez saudações, apresentou o instituto e reforçou a importância da união na construção da comunicação popular e comunitária e trazer à tona a reflexão sobre cidadania. Em seguida foi a jornalista Sâmira Castro, presidente da  Federação Nacional dos Jornalistas, que fez saudações e apresentou a instituição.

Às 11:01  começou a palestra : “O Jornalismo sob ataque: da indústria das fake news e da distorção do princípio da liberdade de imprensa” com a jornalista Cristina Serra , formada pela Universidade Federal Fluminense. Colunista da Folha de São Paulo e do ICL Notícias. Mediado pelo professor Tarcísio  Oliveira.  Essa palestra teve como intuito gerar o debate sobre a situação de violência que os profissionais vivem cotidianamente que tem tornado a profissão praticamente uma profissão de risco devido a conjuntura politica. A jornalista apresentou dados estatitscos de violência contra jornalistas, tendo como principais ataques respectivamente: Censura, descredibilidade, agressão verbal e virtual, ameaça, agressão fisica e assassinato e tendo como principais agressores o presidente Bolsonaro, dirigentes politicos e apoiadores do presidente. Sendo as agressões majoritariamente aos profissionais do gênero masculino seguido do feminino. e sugeriu uma reflexão sobre a necessidade da união para reagir ao quadro de agressões e garantir a comunidade o direito à informação.

Devido ao fato da programação ter atrasado, foi dado o direito apenas a uma pergunta que foi feita pelo mediador.

Às 12:12 Paulo Thadeu reajustou a programação e encerrou a primeira parte do evento às 12;14 liberando os participantes para o almoço.

O evento retornou às 14;21, com o presidente do sinjoper retornando as atividades da mesa apresentando alguns autores e artistas locais e divulgando algumas obras e disponibilizando alguns exemplares para os participantes adquirem ao final do evento, e agradeceu aos parceiros que apoiaram o evento.

Em seguida, às 14:31,  foi passado o vídeo da rede de proteção de jornalistas e comunicadores composta pelo Leonardo Sakamoto, Pedro Borges e Bianca Santana que antecedeu a palestra: “A organização e atuação da Rede de Proteção a Jornalista e Comunicadores” com o jornalista Paulo Thadeu F. das Neves, formado pela Universidade Federal de Roraima. Editor do site informe popular, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de Roraima – SINJOPER e mestrando do PPGCOM/UFRR. Em sua palestra Paulo reforçou a importância dessa rede de proteção no atual cenário político do país, principalmente levando em consideração que houve um aumento de casos de xenofobia e homofobia promovida pelo conservadorismo da  direita.

Em seguida, às 14:46 foi dado início a palestra-  A FENAJ: sua atuação e a luta pela valorização do diploma de jornalista” com a jornalista Adriana Cruz, formada pela Universidade Federal de Roraima. Integrante da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima e Vice-Presidente Regional FENAJ representando os estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia). Porém devido a motivos pessoais  a palestrante não esteve presente, entretanto, foi passado um vídeo da mesma, no qual, ela fez a contextualização da federação em roraima citando os avanços e desafios na defesa dos jornalistas não só no âmbito estadual, mas também no âmbito nacional, reafirmando a luta pela dignidade dos profissionais e a política de democratização de informação através das mídias alternativas.

Após a finalização do vídeo, a jornalista Cristina Serra, aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da rede de proteção dos profissionais, como é o caso dos institutos da sociedade civil que buscam financiar defesa judicial aos profissionais, os sindicatos e as associações. Além de trazer outro debate importante para a categoria que são as formações acadêmicas, visto que, no Brasil não é necessário um diploma para ser jornalista  o que acaba propiciando às fake news.

Às 15:33 se deu início a  Palestra: “Pelo fortalecimento do SINJOPER: sindicalização, contribuição e participação” com a Jornalista Marilena Freitas, da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, Tesoureira do SINJOPER e mestranda do PPGCOM/UFRR. Ela não se estendeu muito na sua apresentação, fazendo a contextualização da história do sindicato, sua regularização legal, a situação financeira e judicial e ressaltou o baixo número de sindicalizados, baixa participação de profissionais e ressaltou a importância das contribuições para manter o sindicato que é uma importante ferramenta de luta pelos direitos da classe e às 15:42 o professor Mauricio Zouein assinou a filiação ao sindicato como forma de incentivar os outros participantes à filiação.

O evento seguiu com a – Mesa debate : “Pela valorização e fortalecimento do curso de graduação e pós graduação em Comunicação nas universidades públicas”. Participação do professor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho – Coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, do professor Luís Francisco Munaro – Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Roraima, Acadêmico Cauã Plácido Peres – Presidente do Centro Acadêmico de Comunicação da UFRR. Mediação do SINJOPER (Jornalista Ricardo Honorato). Nessa mesa de debate foi feita a contextualização da história do curso na UFRR e a grande problematização do diploma para poder exercer a profissão, que é um grande debate dentro da categoria devido às complexidades do jornalismo local. Além disso, foi ressaltado a importância das pesquisas científicas dentro do jornalismo, a valorização da ciência dentro da profissão, de forma que tenha uma maior abrangência de conhecimento, mas que os estudantes da ufrr busquem sempre pesquisar sobre as questões amazônicas, pois são mais peculiares devido a exploração ilegal como é o caso do trafico de madeiras, animais e garimpo. situações que tornam o jornalismo nessa parte do páis um pouco mais perigoso.

16h20 – Mesa Debate :“O uso do Código de Ética dos Jornalistas na atual conjuntura”. Participação do jornalista Fernando Estrela – presidente da comissão de Ética do SINJOPER, jornalista Antônio Lima Junior, da representação do Sindicato dos Jornalistas do estado do Ceará junto à FENAJ, e da jornalista Cristina Serra associada da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Mediação do SINJOPER (Jornalista Sônia Nunes). Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Nessa mesa de debate foram discutidos temas extremamente importantes e relevantes para a conjuntura atual do jornalismo brasileiro, além de citar o documento que fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação, e entre jornalistas,  foi debatido sobre como a ética no Jornalismo é sempre colocada em pauta quando assuntos polêmicos vêm à tona, principalmente quando são fake news graves, fofocas e discursos de ódio, e sobretudo, o sensacionalismo politico que se intensificou desde o golpe de 2016. Além de ser ressaltado o art. 4° no Código de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas que afirma que  o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação. Além de ressaltar sobre a liberdade de expressão e seus limites.

Às 17h20, aconteceu a  homenagem aos presidentes do SINJOPER nesses 31 anos de fundação do sindicato. (Jornalistas Joselinda Lotas e Dênis Martins) e Leitura da Carta aos Jornalistas de Roraima assinada pela Diretoria do SINJOPER (Jornalista Érica Figueredo). Segue abaixo:

  1. os Homenageados que atuam e atuaram no Sinjper de 1991 a 2022

I- Fátima Oliveira;

II- Marcia Seixas (In memoriam);

III- Rui Figueiredo;

IV- Ionio Alves;

V- Humberto Silva (In memoriam);

VI- Gilvan Costa;

VII- Aroldo Pinheiro;

VIII- Adriana Cruz;

IX-  Paulo Thadeu Neves.

Carta dos Jornalistas

 

  1. B) CARTA DOS JORNALISTAS DE RORAIMA

“O cenário atual no Brasil tem demonstrado que o jornalismo profissional é um dos principais antídotos à propagação de falsas notícias e desinformação. Mesmo sendo tão necessário, nos últimos anos, o trabalho jornalístico passou a ser duramente atacado e de forma recorrente, profissionais em pleno exercício passaram a ser alvo de intimidação, violência moral, psicológica e física.

 

Nós, jornalistas do Estado de Roraima, reunidos neste 1° Congresso, promovido pelo Sindicato dos Jornalista de Roraima – SINJOPER, histórico da categoria, viemos por meio desta carta estabelecer princípios e valores que devem nortear a conduta dos profissionais da comunicação e do jornalismo roraimense

.

Como jornalistas, jamais devemos compactuar com movimentos antidemocráticos, que desrespeitam a legislação brasileira, sendo contrários a toda produção e divulgação de notícias falsas. Defender uma sociedade mais justa e igualitária, em respeito à Constituição Federal. Aos valores democráticos, onde há o funcionamento pleno dos três poderes constituídos, pautas permanentes e que não podem ser esquecidas nas redações jornalísticas e empresas de comunicação, sejam elas públicas ou privadas

.

Como porta-vozes de grupos e povos que não têm acesso a direitos fundamentais básicos, entre eles, educação, saúde, segurança e lazer, manteremos o debate e o respeito aos direitos humanos, como forma de combater condutas criminosas de aporofobia e xenofobia.

 

O respeito à ciência, a pesquisa, a atuação de universidades e instituições públicas que atuam na produção do conhecimento científico é valor inegociável de todo jornalista presente neste Congresso.

 

No extremo Norte do Brasil, é compromisso e dever de todo jornalista profissional, a defesa e proteção da Amazônia, do meio ambiente, dos rios, do solo, da vegetação, das comunidades indígenas e das comunidades ribeirinhas.

 

Como profissionais à serviço da democracia, respeitamos os direitos da comunidade LGBTQI+, sendo fomentadores da produção de conteúdo com linguagem adequada e não violenta, repudiando qualquer tipo de discriminação e violência.

 

Os jornalistas de Roraima compreendem que a liberdade de crenças é um direito de todo cidadão, devendo ser respeitada e incentivada a tolerância no exercício profissional, além da defesa de um Estado laico, sem predileção por uma única prática religiosa.

 

Somos totalmente contrários a qualquer forma de discriminação contra negros e indígenas, assim como todo discurso de ódio e manifestações de apologia ao nazismo; nos comprometendo a promover o debate e a promoção de conteúdo que envolva a dignidade humana.

 

A grande participação de mulheres nas redações em Roraima é uma realidade, devendo ser respeitada e valorizada, sem a prática de assédio moral e sexual. Empresas e empregadores precisam discutir e implementar junto às entidades sindicais, políticas de valorização.

 

É contínua a nossa luta por um piso salarial digno e por melhores condições de trabalho nas empresas de comunicação. Qualquer prática de assédio no ambiente de trabalho ou no exercício profissional, dever ser denunciada e devidamente apurada.

 

Não iremos nos calar diante de pessoas e grupos que atuam em desfavor da vida e da liberdade. O jornalismo local é a principal arma que os jornalistas roraimenses tem para promover a igualdade, a equidade e a justiça, sendo a verdade e a democracia nossos pilares, hoje e sempre.”

 

17h50 – Fala de encerramento do Congresso – Pres. do SINJOPER jornalista Paulo Thadeu F. das Neves.

18h – Coffee Break

 

  1. FOTOS DO CONGRESSO:

 

Cristina Serra durante palestra no I Congresso dos Jornalistas de Roraima.

 

   

Mesa de abertura do I Congresso dos Jornalistas de Roraima.

 

Mauricio Zouein na palestra “A Ideia de Civilização nas Imagens da Amazônia”.

 

Jornalistas homenageados que atuaram / atuam na gestão sindical no período de 1991 a 2022.