Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

PEC

Roraima participa da mobilização em favor da PEC do diploma para jornalistas em Brasília

Leia mais

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado e Roraima (SINJOPER) juntamente com sindicatos de todo o país liderados pela Federação Nacional dos e das Jornalistas (FENAJ) participou nos dias 18 e 19 de abril da Caravana em Brasília com o intuito de buscar avanços e melhorias para a categoria. No período, foram realizadas visitas aos parlamentares na Câmara Federal pedindo apoio a Proposta de Emenda a Constituição (PEC 206/2012) que assegura a exigência obrigatória do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

O presidente do SINJOPER, jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves destacou a importância da ação.”Foi uma retomada histórica dos jornalistas brasileiros. Precisamos do apoio dos estudantes de comunicação, de outras organizações para fortalecer essa luta”.

Os jornalistas realizaram várias reuniões com parlamentares. Uma delas foi articulada pelo SINJOPER junto ao senador Hiran Gonçalves (PP) líder da bancada do Estado de Roraima. Na reunião que contou com a participação dos deputados federais Stélio Dener(Republicanos), Zé Haroldo(PSD) e Albuquerque (Republicanos), além das jornalistas Consuelo Oliveira , Daniele Albuquerque, o presidente do Sinjoper e demais lideranças da FENAJ e sindicatos filiados , foi afirmado total apoio a luta dos jornalistas brasileiros .

“Vocês jornalistas tem o nosso total apoio. Vamos conversar com todos os parlamentares de Roraima para assegurarmos o voto a PEC”, destacou o Senador Hiran Gonçalves .

Para o deputado federal Zé Haroldo(PSD), os cursos de comunicação foram prejudicados com o fim da exigência do diploma. “Tem curso fechado em todo o país. E eu como defensor da pauta da educação vejo essa PEC como importante instrumento de fortalecer a profissão de jornalista “, disse.

O deputado federal Stélio Dener ressaltou a importância de divulgar a relação dos parlamentares que apoiam a causa dos jornalistas “Vocês precisam divulgar quem apoia a PEC como forma de mobilizar e pegar mais apoio”, disse.

O deputado federal Albuquerque disse que tem total respeito pela classe e irá apoiar a PEC. “Conte com o nosso apoio pela obrigatoriedade do uso do diploma de jornalista para o exercício da profissão”, finalizou.

O segundo vice-presidente da FENAJ, jornalista Célio Martins pediu apoio de toda a bancada do estado de Roraima e afirmou ser uma pauta prioridade da categoria a provação da PEC 206/2012. ” Precisamos de um jornalismo com qualidade e comprometido com a democracia”, destacou