Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

SINJOPER 2023

Sinjoper lança app da carteira digital e apresenta calendário de atividades para 2023

Encontro "Comunicação & Participação 2023" ocorreu no auditório do Aipana Plaza Hotel, na noite do dia 25 deste mês

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) lançou, na noite de quarta-feira passada, dia 25, no auditório do Aipana Plaza Hotel, no Centro Cívico de Boa Vista, o aplicativo (app) da carteira digital dos sindicalizados e apresentou o calendário de eventos para este ano, durante o encontro “Comunicação & Participação 2023”. Após o encontro teve coquetel e apresentação voz e violão do cantor e compositor Halisson Crystian.

Conforme o secretário-geral em exercício, Dennis Martins, por enquanto o app está disponível somente para Android. O acesso para o uso do iPhone Daqui deverá ser liberado em 15 dias. “O aplicativo permite que o sindicalizado que esteja em dia com suas obrigações junto ao sindicato possa acessar na sua carteira digital a lista de convênios, as notícias e contatos. Também terá acesso a todas as redes sociais do nosso sindicato”, explicou Martins.

Segundo o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves, os convênios firmados com empresas permitem que os sindicalizados obtenham descontos de 5% a 25%. “Basta que sindicalizado apresente sua carteira digital no comércio previamente divulgado para obter desconto à vista nesses locais”, detalhou.

Para Paulo Thadeu, é de grande importância também cuidar das questões social e econômica dos profissionais. “É uma forma de nós envolvermos, trabalharmos com comércio, incentivarmos a importância do cooperativismo, da parceria, do desconto. É importante essa articulação, esse lado social também dos jornalistas”, enfatizou.

O presidente também apresentou o calendário de eventos para 2023 – Calendário Macro – do Sinjoper que dentre outras coisas, destaca o protagonismo do sindicato na atuação direta junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar).

“Tradicionalmente e culturalmente no Estado, o nosso sindicato atua nas ações de defesa da criança e do adolescente no Estado. Temos várias parcerias com a Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores, com o Instituto Vladimir Herzog, Instituto Idade Mídia, além da articulação que o Sinjoper participa junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)”, apontou.

Entre as atividades apresentadas no Calendário Macro 2023 estão:

– Janeiro: Lançamento do app da carteira digital com relação de convênios e reunião com a Superintendência Regional do Trabalho (janeiro).

– Fevereiro: Audiências com os chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado e da capital Boa Vista, realização da Plenária Estadual para o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), visita nas redações e envio de documentos aos proprietários dos veículos de comunicação privada em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, início da Caravana Pelos Direitos da Criança e do Adolescente em todos os municípios de Roraima, através do Cedcar.

– Março: 24º Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (3 a 5 de março), início das oficinas voltadas para os trabalhadores e acadêmicos em Comunicação e filiados ao Sinjoper com diversos parceiros, encontro Estadual do Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima – Fórum DCA/RR.

– Abril: Lançamento de um concurso em parceria com a Câmara Municipal de Boa Vista durante a semana do dia 7, quando se comemora o Dia do Jornalista.

– Maio: Atividades alusivas à Semana do Trabalho, em parceria com demais sindicatos e movimentos sociais.

– Junho: Realização de um seminário sobre a Liberdade de Imprensa, premiação do concurso e lançamento da convocatória do 2º Congresso Estadual dos Jornalistas Profissionais de Roraima.

– Setembro: 2º Congresso Estadual dos Jornalistas Profissionais de Roraima.

– Dezembro: Confraternização de fim de ano do Sinjoper.

Entrega de carteiras da Fenaj e relatórios

No mesmo evento, o presidente da Comissão de Ética, jornalista Fernando Estrella, realizou a entrega de mais 17 carteiras a novos sindicalizados da (Federação Nacional dos Jornalistas) Fenaj, enquanto a vice-presidente do Sinjoper, Sônia Lúcia Nunes, confirmou para o mês de setembro a realização do 2º Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima.

A vice-presidente regional 1 da Fenaj, Adriana Cruz, apresentou o “Relatório 2022 da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”, incluindo casos ocorridos em Roraima que tiveram a atuação direta do Sinjoper. A jornalista Marilena Freitas, tesoureira do Sinjoper, também apresentou o balanço anual atividades financeiras do sindicato.

Já o presidente do Conselho Fiscal, jornalista Oiran Braga, explanou sobre seu trabalho no acompanhamento de todos os trabalhos e movimentações do Sinjoper.

Defesa dos jornalistas

De acordo com o presidente Paulo Thadeu, o Sinjoper vem promovendo uma firme articulação junto à Superintendência Regional do Trabalho no acompanhamento dos profissionais que estão habilitados a exercer sua função com registro, além de manter um olhar atento no mercado de trabalho, a fim de combater abusos e garantir direitos.

“Temos esse olhar atento para as condições do próprio mercado de trabalho no que refere ao dia a dia do trabalho que é feito por jornalistas, produtores, repórteres cinematográficos e fotógrafos, que atuam nessa área, sendo eles filiados ou não ao Sinjoper. E aqueles que ainda não estão filiados, o nosso chamamento é para que venham somar no Sinjoper e também junto à Fenaj”, disse.

Paulo Thadeu informou ainda que, sob a responsabilidade da jornalista Érica Figueredo, o Sinjoper está organizando e montando seu arquivo digital. “Por meio da digitalização desses documentos, vamos preservar a história do Sindicato e dos jornalistas do Estado de Roraima”, enfatizou.

28/01/2023
TEXTO: WIRISMAR RAMOS