Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Yanomami

Comitiva Ministerial se reúne com representantes da sociedade civil para discutir crise Yanomami

Comitiva Ministerial se reúne com representantes da sociedade civil para discutir crise Yanomami

Após encontro com o governador Antonio Denarium e secretários de Estado, na tarde desta segunda-feira, 30, no Palácio Senador Hélio Campos, a comitiva ministerial coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania se reuniu com representantes da sociedade civil na sala de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), em Boa Vista, para tratar da crise humanitária enfrentada pelo povo Yanomami.

O encontro com o governador e sua equipe se estendeu além do esperado, atrasando a reunião na OAB/RR em cerca de duas horas (estava agendada para às 17h, mas só começou por volta das 19h), encerrando às 22h.

Além da comitiva ministerial a reunião aberta da OAB/RR contou com a presença de toda a comitiva da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e representantes da sociedade civil, conselheiros de direitos e tutelares, integrantes do Fórum DCA, sindicatos e demais organizações não governamentais (ONGs), além de movimentos sociais.

Com assento no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), é uma das instituições que acompanham de perto e contribui para soluções sobra a situação de calamidade em que se encontra a Terra Indígena Yanomami e se fez representar na reunião, por meio de seu presidente, Paulo Thadeu Franco das Neves. O Sinjoper também participou da reunião, pela manhã, entre a comitiva presidencial e lideranças indígenas, na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).

Na mesa de discussões estavam: o presidente da OAB/RR, Ednaldo Gomes Vidal; a presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB e conselheira federal titular pela OAB/SP, Silvia Virgínia Silva de Souza; a secretaria adjunta, corregedora e presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/RR, Andréia Vallandro; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), Maria Cruz; o secretario nacional da SNDCA, Ariel de Castro Alves; e o advogado da Hutukara, Luiz Henrique Reggi Pécora.

“Foi uma reunião muito proveitosa, com a participação dos seguimentos da sociedade civil que atuam nessa discussão dos povos indígenas, principalmente ligados aos movimentos estudantil e sindical, Diocese de Roraima, coletivos e núcleos políticos. As falas foram uníssonas em defesa dos povos indígenas, em especial se referindo ao povo Yanomami”, disse Paulo Thadeu.

A fala da presidente do CEDCAR, conselheira Maria Cruz , foi pautada principalmente em procurar soluções emergenciais a curto, médio e longo prazos quanto à aplicação do Plano Tradicional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, aprovada em novembro do ano passado pelo colegiado.

As falas seguintes foram de cobrança pela retirada imediata dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. “Outro ponto a se destacar da reunião foi a proposta de ações conjuntas apoio aos povos que estão isolados e passando por essa problemática da questão sanitária, a questão da fome. O evento teve a participação muito grande mesmo da sociedade civil e foi um marco divisor de atuação e do envolvimento, afirmou o presidente do Sinjoper.

Paulo Thadeu disse ainda que o Fórum DCA, do qual o Sinjoper faz parte, está organizado para o mês de março a realização de um encontro estadual. “Esse encontro será de fortalecimento do Fórum DCA e também do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou.

31/01/2023
WIRISMAR RAMOS