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Ata da reunião Ordinária da Diretoria, Conselho Fiscal e Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima – SINJOPER
Aos vinte e sete dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte e dois, teve início, em segunda chamada, a reunião de avaliação e planejamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima, na sala de reuniões do Aipana Plaza Hotel, localizado do Centro Cívico de Boa Vista, estado de Roraima. Inicialmente a tesoureira, Marilena Freitas, apresentou balanço financeiro do sindicato ao longo do ano de dois mile vinte e dois. A jornalista Marilena detalhou o trabalho, juntamente com o jornalista e presidente Paulo Thadeu, para regularizar a situação documental do sindicato junto à Receita Federal e à Caixa Econômica, onde a conta corrente se encontrava bloqueada para acesso em virtude da mesma ainda estar no nome do antigo presidente, jornalista Gilvan Costa. Superada essa fase, com a Certidão Negativa de Débito Federal em mãos, iniciou o processo de filiação de novos sindicalizados e, consequentemente, aumento na arrecadação do sindicato. Ao final, a diretora financeira apresentou despesas com a contabilidade e pagamento de boletos junto a Receita Federal, aquisição de material para a campanha “Sou Jornalista com Orgulho”, com a realização do primeiro Congresso dos Jornalistas de Roraima e demais serviços totalizando R$ 6.844,45 (Seis mil, oitocentos e quarenta e quatro reais e quarenta e cinco centavos; restando atualmente na conta corrente do sindicato o valor de R$ 10.277,67 (dez mil e duzentos e setenta e sete reais e sessenta e sete centavos ). O presidente Paulo Thadeu informou que o balanço anual financeiro será socializado no site do sindicato a partir do mês de janeiro de dois mil e vinte e três depois de análise do conselho fiscal sob a responsabilidade do jornalista Oiran Braga. Informou ainda, que para o próximo ano o Sinjoper iniciará tratativas com as empresas de comunicação e instituições públicas, em parceria com o Ministério do Trabalho, a fim de definir um ajuste salarial digno para a categoria. Expôs a conquista de convênios efetivados com diversas empresas até o momento para usufruto dos sindicalizados e anunciou o lançamento da carteira digital para o próximo ano. O secretário-geral em exercício, Dennis Martins, apresentou detalhes da carteira digital, que funcionará por meio de um APP (aplicativo); informou que somente quem estiver em dia com sua contribuição sindical terá acesso à carteira digital/APP e aos convênios vinculados a ela. O jornalista Fernando Estrella, presidente e membro da Comissão de Ética do sindicato, sugeriu que o APP também contenha um QR code que permita cobrança da mensalidade via pix. Dennis Martins disse que sugestão será analisada junto ao profissional responsável pelo site. Na plenária acordou que o lançamento da carteira digital/APP será no dia 26 de janeiro de 2023, às 19h, também na sala de reuniões do Aipana Plaza Hotel, com a participação de todos os sindicalizados e convidados. O presidente Paulo Thadeu apresentou o relatório de atividades do sindicato ao longo de 2022 e informou sobre o processo em curso para transformar o Sinjoper entidade de utilidade pública em âmbito municipal (Câmara Municipal de Boa Vista) e estadual (Assembleia Legislativa de Roraima); informou que o relatório de atividades é necessário para o processo. Informou sobre a entrega de kits “comunicação e paz” montados pelo sindicato às autoridades. Em seguida, o presidente apresentou o calendário de atividades macro do ano de dois mil e vinte e três : 26/01/2023 – Lançamento da carteira digital, entrega das carteiras da Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ, lista de convênios e outros assuntos o que ocorrer, 11/02/2023 – Realização da plenária estadual para escolha de delegados para a 24ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que será realizada de 3 a 5 de março de 2023, em São Paulo (SP); Para o mês de abril: realização de oficinas coordenadas pelo Sinjoper e parceiros. O presidente questionou sobre a viabilidade de realização do Congresso de Comunicação anualmente ou a cada dois anos; os presentes decidiram que será anualmente, de preferência do mês de setembro, destacando a realização do primeiro congresso como um marco histórico para o sindicato. O jornalista Fernando Estrella fez algumas considerações da atuação da Comissão de Ética, acrescentando que o sindicato fará visitas às empresas de comunicação e instituições públicas e privadas para orientar sobre a contratação de profissionais qualificados e sindicalizados. Após as considerações finais, a reunião encerrou às vinte e uma e trinta . Se fizeram presentes:- Paulo Thadeu,- Sônia Lúcia,- Marilena Freitas,- Dennis Martins,- Fernando Estrella,Wirismar Ramos, Érica Figueredo, Oiran Braga, Adriana Cruz e Vanessa Vieira. Sem mais nada a tratar, eu Wirismar Ramos, secretário lavrei a presente ata