Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

CARTA

CARTA JORNALISTA ALEXANDRE BORGES

Leia mais

Os jornalistas, comunicadores, professores e acadêmicos em jornalismo do Estado de Roraima, reunidos nos dias 13 e 14 de outubro de 2023 no auditório jornalista Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima UFRR, na cidade de Boa Vista, na realização do II Congresso Estadual dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima realizado pelo Sindicato dos jornalistas profissionais do Estado de Roraima SINJOPER, aprovaram o seguinte documento:
“O momento atual reforça a importância do jornalismo profissional no Brasil, em especial na Amazônia. Os constantes casos de violência sofridos pela categoria, a enxurrada de falsas notícias que assola a sociedade em meio ao avanço tecnológico, assim como a recorrente abordagem no contexto nacional e internacional de temáticas que nem sempre são prioritárias para a região amazônica, apontam que o pensar e o repensar a profissão, são tarefas indispensáveis e permanentes.

Nós, jornalistas do Estado de Roraima, reafirmamos o nosso compromisso com a Amazônia, com a democracia, os direitos humanos, a valorização da pesquisa na área da comunicação e a exigência do diploma para o exercício profissional. Durante os trabalhos das respectivas mesas temáticas, diversos tópicos foram abordados com encaminhamentos a serem adotados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) a curto, médio e longo prazo, inclusive com o apoio de instituições parceiras e encaminhadas para divulgação junto a FENAJ, Fórum Nacional pela Democratização na Comunicação FNDC, Associado Brasileira de Imprensa ABI, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias ABRAÇO e Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores.

A democratização da comunicação na Amazônia carece de atenção contínua. O avanço da tecnologia demonstra que não há mais espaço para o silenciamento de minorias, de povos originários e ribeirinhos, sendo necessário o fortalecimento da comunicação popular, o fomento de editais públicos que valorizem a atuação dos comunicadores populares, a ampliação dos projetos de criação de rádios comunitárias como forma de evitar a dependência e atrelamento à grande mídia tradicional, bem como a valorização do Fórum Nacional para Democratização da Comunicação com a escolha de dois novos membros em Roraima.

A pesquisa na área da Comunicação e Jornalismo é essencial para consolidar o leque de informações relevantes para a
sociedade como forma de potencializar o cenário de mudanças na região. A realização de encontros e parcerias entre o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima, o Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRR( PPGCOM) e o Sinjoper, faz-se necessária, bem como a análise crítica sobre a precarização do trabalho do jornalista roraimense.

Para os jornalistas profissionais de Roraima, os direitos humanos são inquestionáveis e inegociáveis. O bom jornalismo pautado no que prevê a legislação e convenções internacionais, é compromisso de toda a categoria. O Sinjoper pretende ampliar o diálogo e as parcerias com integrantes do sistema de justiça como a Defensoria Pública do Estado para a categoria. Outro aspecto a ser observado, é a discussão e a criação de um projeto de lei que garanta proteção a jornalistas e comunicadores.

A valorização do curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima é imprescindível. A UFRR tem deixado sua contribuição, tendo contribuído com a formação de 400 profissionais ao longo de 32 anos de existência. O curso resiste em meio aos desafios e necessita de novos investimentos em sua estrutura, inclusive física. O Sinjoper pretende levar as demandas apresentadas pela comunidade estudantil à Reitoria da UFRR, na busca por melhorias. Outro ponto que deve ser adotado é a ampliação das parcerias com instituições públicas e privadas, com foco na oferta de vagas de estágio para estudantes a partir do sexto semestre.

Por fim, a defesa da Proposta de Emenda à Constitucional, a chamada PEC do Diploma é compromisso do Sinjoper e de toda categoria em Roraima. A desregulamentação do exercício profissional nos últimos anos enfraqueceu a classe e a sociedade como um todo, deixando jornalistas à mercê do desrespeito e do ódio. Defendemos a criação do Comitê Estadual Pró-Diploma, a mobilização de professores, profissionais e estudantes inclusive por meio das redes sociais cobrando o posicionamento de parlamentares federais na aprovação da PEC. Campanha liderada pela Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ, com apoio de todos os seus 31 sindicatos filiados. Propomos ainda a criação de um elo com a universidade para atualização de profissionais por meio de oficinas.

São muitos os desafios diários. A tecnologia avança e traz novas realidades. A informação de qualidade é direito do cidadão, só assim se consolida uma sociedade representativa e democrática. O caminho para a democracia passa pelo exercício do jornalismo, o fortalecimento da universidade pública, a pesquisa e a ciência. Façamos que o respeito ao jornalista e a defesa do diploma sejam pautas permanentes da nossa categoria.

Boa Vista – RR, outubro de 2023