Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Congresso

Sinjoper anuncia programação do II Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima

Leia mais

O tema deste ano é “Democratização na Comunicação e a Defesa do Diploma: O Jornalismo e a Pauta dos Direitos Humanos na Amazônia”

O II Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima Conjop-RR, será realizado nos 13 e 14 deste mês, no Auditório Jornalista Alexandre Borges, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O tema do congresso é “Democratização na Comunicação e a Defesa do Diploma: O Jornalismo e a Pauta dos Direitos Humanos na Amazônia”.

O evento é uma realização Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper). Conforme o presidente do sindicato, Paulo Thadeu Franco das Neves, esse segundo congresso dará continuidade à discussão iniciada no primeiro, sobre a participação dos jornalistas profissionais no contexto da Amazônia e a pauta da atuação do jornalismo nos direitos humanos.

“Precisamos entender a nossa ligação, a nossa participação e a nossa luta também enquanto resistência, enquanto formadores de opinião e profissionais que atuam pela democratização da comunicação”, enfatiza.

Paulo Thadeu afirma, ainda, que esse segundo congresso também servirá para que o Sinjoper realize assembleias extraordinárias com temas específicos, como a questão estatutária do sindicato, a discussão relacionada à contribuição assistencial aos sindicatos e, principalmente, no que se refere à escolha de delegados para o Encontro Nacional de Jornalistas que atuam em Assessorias.

“É muito importante a participação de jornalistas sindicalizados ou não sindicalizados, enfim, pessoas que queiram também debater e participar das mesas temáticas que nós vamos ter no congresso e, principalmente, voltado ao público acadêmico também”, ressalta.

Conforme Paulo Thadeu, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima estão empenhados, através do Centro Acadêmico, para ajudar na realização desse segundo congresso.

“Então, reforçamos o convite para que todos os acadêmicos de Jornalismo da UFRR e profissionais que já atuam no mercado, sindicalizados ou não, que venham participar do nosso segundo congresso e discutir conosco sobre temas de extrema relevância para a nossa classe e que, consequentemente, acabam refletindo na sociedade de forma geral”, afirma.

As inscrições são gratuitas para os sindicalizados. Não sindicalizados pagam R$ 40,00 e estudantes R$ 20,00. A inscrição dá direito a um kit do congresso. Sindicalizados interessados no kit entrar em contato pelo celular (Sinjoper). Os participantes terão direito a certificação de 20 horas.

Para efetuar a inscrição, basta acessar o link: https://forms.gle/6pvsUZHVNYmok5Kt5.

Para mais informações sobre o congresso, basta entrar em contato pelos números de celular (95) 99156-1353 e 98422-6204, que também são WhatsApp.

Programação do II Conjop-RR:

13 de outubro de 2023 (sexta-feira):

– 8h: Credenciamento/Café da manhã;
– 8h30: Abertura;
– 9h: Leitura e aprovação do regimento interno.
– 9h30: Mesa 01: “Comunicação e democratização na Amazônia”, com o jornalista e historiador Fábio Almeida e o radialista José Eduardo Figueiredo, presidente do Sindicato dos Radialistas de Roraima. Mediadora: jornalista Fatinha Oliveira;
– 10h10: Mesa 02: “Direitos humanos em pauta”, com a acadêmica em jornalismo e comunicadora popular Ana Lúcia Montel e a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Roraima, Darlinda de Moura Viana. Mediador: jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves;
– 10h50: Mesa 03: “Os desafios do curso de jornalismo na UFRR”, com o professor doutor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR) e a acadêmica em jornalismo Elane Oliveira Silva, pres. do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos/UFRR). Mediadora: jornalista Sônia Lúcia Nunes;
– 11h30 Mesa 04: “Pesquisa e jornalismo”, com o professor doutor Maurício Zouein (UFRR) e professora doutora Vângela Maria Isidoro de Morais (UFRR). Mediadora: jornalista Marilena Barbosa de Freitas;
– 12h10: Mesa 05: “Pec do diploma e a valorização do jornalista”, com o jornalista Wilson Reis, pres. do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas; e jornalista Adriana Maria Silva da Cruz, vice- presidente da Fenaj Regional 01 (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima). Mediadora: jornalista Cyneida Menezes Correia;
– 12h50: Intervalo.
14h30: Atividades voltadas para a realização de três assembleias gerais extraordinárias dos sindicalizados ao Sinjoper:
A) Leitura e aprovação do novo estatuto do Sinjoper;
B) Apresentação e aprovação da proposta referente à contribuição assistencial;
C) Escolha dos delegados ao 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai);
– 18h: Leitura da Carta “Jornalista Alexandre Borges”, alusiva aos debates e encaminhamentos dos jornalistas presentes no II Conjop/RR. Responsável: jornalista Érica Figueiredo;
– 18h30: Coquetel de encerramento.

14 de outubro de 2023 (sábado):

– 8h30: Oficina aberta “Trabalho, precarização e conflitos trabalhistas”, com o jornalista Wilson Reis, segundo tesoureiro da Fenaj e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas.

WIRISMAR RAMOS