Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

CURSO

FENAJ e De Olho na Rede lançam curso de Educação Midiática para jornalistas

Leia mais

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Programa De Olho na Rede realizam o curso on-line Jornalismo e Educação Midiática no combate à desinformação. A formação discute a educação midiática em seus conceitos e práticas e a aplicação de suas habilidades no combate à desinformação.

Voltada a jornalistas, estudantes de Jornalismo e demais interessados, a formação visa contribuir para o trabalho na mídia, na perspectiva da sociedade. Aborda temas como: a relação da Educação Midiática com o Jornalismo; Fake News e desinformação; Eixos da Educação Midiática; Cidadania digital, infodemia, educomunicação, entre outros.

O curso valoriza a potencialidade do trabalho jornalístico no combate à desinformação; trabalha os eixos da escrita, da leitura, da literacia, da participação nos canais de mídia e do compartilhamento; discute a função social do jornalismo na democracia e a responsabilização da sociedade como um todo nos ecossistemas informacionais, sejam eles digitais ou não.

Com carga horária total de 12 horas, o curso acontecerá aos sábados, no mês de abril (6, 13, 20 e 27/04/2024), sendo que cada encontro terá duração de três horas. O investimento é de: R$ 20,00 (mais taxa) para jornalistas sindicalizados e estudantes de jornalismo; R$ 40,00 (mais taxa)para jornalistas não sindicalizados e demais interessados.

As inscrições podem ser feitas AQUI

Facilitadoras

Ivone Rocha – Jornalista de formação, mestre em políticas públicas,  doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) e integra o Grupo de Pesquisas CNPq Nephi-Jor. É especialista em mídia digital e pesquisadora em educação midiática e educomunicação.

Naia Veneranda – Jornalista, tradutora, mestre em Estudos da Tradução pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com especializações em Língua, Literatura e Semiótica e especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia.